20/02/2011

Não passei. E agora?



Muita gente, assim como eu, enfrentou a batalha do vestibular, ou ENEM como preferirem, no fim do ano passado. E agora é hora da lista de aprovados. Todas as suas expectativas e desejos serão decididos se o seu nome estiver ou não naquele pedacinho de papel. Mas alguns, infelizmente, não tiveram tanta sorte dessa vez e não conseguiram passar.
Se for esse o seu caso, bem-vindo ao clube! Mas nada de desespero e muito menos arranque de cabelos. Claro que a tristeza e a decepção são inevitáveis em um momento como esse, mas não é por isso que você deve jogar tudo pro alto e desistir de um sonho. Agora, mais do que nunca é tempo de se esforçar e lutar para tentar mais uma vez. 
Você acha que já fez tudo que pôde? Então é hora de tentar alcançar o impossível, lutar sem vacilar e estudar como nunca. Se você acabou de sair da escola e esse foi seu primeiro vestibular, não se preocupe, acontece com quase todo mundo. Passar de primeira não é tão comum como se pensa. Se você já tentou outras vezes, pense pelo lado bom, você adquiriu experiências e agora pode estar bem mais preparado que seus concorrentes.
Seja qual for seu caso, a regra é não desistir e ir atrás do que deseja. Lembre-se, vestibular é uma prova que exige bastante dos candidatos por isso todo tipo de aprendizagem é válido. Mas não extrapole os limites, saiba dividir seu tempo, não abandone completamente o lazer e desfrute da presença das pessoas que você gosta. Algumas boas dicas para a hora dos estudos é mantenha a concentração, monte um horário de estudos alternando as matérias que você menos gosta com as suas preferidas e assista o noticiário com frequência.
Não importa como você faça, ou qual seja a sua melhor maneira de aprender, o importante é manter a calma e chegar lá, no fim das contas todos temos mais uma chance.